Marie Antoinette é o terceiro filme da carreira de Sofia Copolla, uma das diretoras de cinema preferidas aqui no PCP, tanto por seus filmes quanto pelas trilhas sonoras dos mesmos.
A trama conta de forma estilizada parte da história da vida de Maria Antonieta, uma das mais famosas e polêmicas figuras da história da França, e acentua justamente a suposta frivolidade da ‘responsável’ pela revolução francesa.
Não sou historiador então fujo da tarefa de esclarecer os fatos. O importante é que Marie Antoinette é um filme leve e divertido, com uma belíssima Kirsten Dunst interpretando a jovem rainha da França e suas inúmeras farras e dramas, sempre sob a benção da boa música.
Entre peças eruditas, Sofia Copolla costurou uma porção de canções insólitas para o ambiente do século XVIII mas que eu e você amamos neste igualmente insólito século XXI. Aphex Twin, New Order, Squarepusher, Cure, Gang of Four, Radio Dept, Air…são dois CDs com canções que, se não marcaram a vida de Maria Antonieta, com certeza marcaram a minha.
Ouça abaixo os discos e se delicie, afinal se não temos pão que comamos brioches 😉