Screaming Trees – Anthology: SST Years 1985-1989 (1991)

 

Nos anos 90 o Screaming Trees surfou o enorme tsunami grunge e Sweet oblivion, seu disco de 1992, emplacou uma série de quase hits e “Nearly lost you”, o grande sucesso comercial da banda que assolou o mundo e grudou como chiclé na cabeça de roqueiros, mauricinhos, junkies, donas de casa e todos que ouviam música à época.

Acontece que antes disso a banda do vocalista Mark Lanegan já tinha muita história, estrada e 5 álbuns lançados, 3 deles pela mais que essencial SST Records, lar de inúmeras bandas do underground norte-americano (Black Flag, Dinosaur Jr., Sonic Youth, Husker Du, Descendents e por aí afora).

Em 1991, quando os Trees já faziam parte do cast da Epic, a própria SST resolveu mostrar aos iniciantes na banda como eram as coisas nos anos 80 e pôs no mercado a excelente compilação Anthology: SST Years 1985-1989, que como bem explica o título cobre o período em que os caras estavam por lá.

São ao todo 21 faixas que englobam o EP Other words (85) e canções dos discos Even If and Especially When (87), Invisible Lantern (88) e Buzz Factory (89). Se você gosta de Screaming Trees mas desconhece essa época, basta pensar numa versão mais crua, punk, distorcida e menos produzida da banda; as influências psicodélica e setentista já estavam todas aqui e o vozeirão de Mr. Lanegan também, talvez com um pouco menos de nicotina e uísque.

Muitas são as preferidas da casa nesta compilação, mas a garageira “In the forest” – originalmente presente em Even If and Especially When – fala alto ao coração.

Essencial!

 

 

Faixas:

Barriers
The Turning
Other Worlds
Transfiguration
Don’t Look Down
Cold Rain
In the Forest
Back Together
Other Days and Different Planets
Walk Through to This Side
Smokerings
Ivy
Grey Diamond Desert
Night Comes Creeping
Invisible Lantern
Subtle Poison
Windows
Black Sun Morning
Flower Web
End of the Universe
Where the Twain Shall Meet

Anúncios

2 comentários sobre “Screaming Trees – Anthology: SST Years 1985-1989 (1991)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s