The Boys Next Door – Door, Door (1979)

 

Em 1973 Nick Cave era um moleque da classe média australiana, especificamente de Melbourne. Estudava em colégio pago, ouvia Alice Cooper e andava pela cidade com seus amigos espremendo espinhas e pensando em montar uma banda.

Rebeldes, inconformados e, claro, entediados, Nick, Mick Harvey e Phil Calvert andavam pelo ‘lado sujo’ da capital, vadiando entre putas e drogados, até que decidiram enfim tirar a ideia do papel e começar a tocar. Nascia o Boys Next Door.

Tocaram em festinhas adolescentes, escolas e afins, fazendo versões de Bowie, Lou Reed, Roxy Music e outros heróis, e em 1975 – com o fim do ensino médio, ou equivalente australiano da época – cooptaram Tracy Pew para a banda. Nos três anos seguintes continuaram se apresentando em qualquer lugar possível e gravaram seus primeiros registros (“Sex crimes”, “Masturbation generation” e o lado A do que viria a ser seu debute). Mas a coisa tomou realmente forma em 1978 com a entrada do guitarrista Rowland S. Howard; com ele gravaram mais 5 faixas no início de 79, e então estava pronto Door, door, que você ouve agora no PCP.

 

 

As dez músicas do disco são como uma semente do que viria a ser o Birthday Party, nome que assumiriam um ano após seu lançamento. É mais ou menos o pavimento por onde andariam depois; ainda eram jovens, inexperientes, crus e pop, sem o poder das experimentações que os fariam um dos pilares do pós-punk, mas o gene podre já estava lá.

Uma guitarra à Television aqui, um sax desencaixado ali, um baixo repetitivo e minimalista acolá e Mr. Cave – quer dizer, o jovem Caverninha – começando a explorar seu hoje conhecido potencial como compositor, cantor e performer.

Assista, logo abaixo, a uma apresentação do Boys Next Door no Swinburne College, em 1978. Puro raw power!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s