Connan Mockasin – Caramel (2015)

Por Sarah Rogieri

Caramelo. Pense nessa palavra, agora em um som.

Segundo Connan Mockassin, foi isso que ele fez para conceber as 11 músicas de Caramel, o sucessor do incrível Forever Dolphin Love. E você pode imaginar o quão teatral pode soar a melosidade no som do neozelandês.

A pequena provocação começa logo na capa do disco, estampada com um retrato autografado que você poderia encontrar em qualquer disco do brasileiríssimo Daniel (ele mesmo), e prossegue pela primeira faixa, um improviso em cima da melodia do single mais famoso do já citado disco anterior, e que por coincidência lhe nomeia. Mas a música, aqui, ganha sugestivamente o nome “Nothing Lasts Forever”.

O bom humor segue pela faixa-título do disco e pelos dois singles que ganharam um clipe tão inspirado quanto eles – “I’m The Man, That Will Find You” e “Do I Make You Feel Shy?” – vale a pena assistir.

A literal “Why Are You Crying?” começa mesmo com um choro humano que depois ganha companhia do timbre inconfundível da guitarra de Connan. E enquanto você começa a se perguntar em que gênero o disco se encaixa, vem a maior ruptura dessa ‘releitura comercial’ da música pop – 5 faixas com o mesmo nome, mudando só o número final delas, como numa grande franquia de best-sellers – “It’s Your Body” (1, 2, 3, 4 e 5).

Como se interrompesse a programação de sucessos ‘pop’ do disco, essa sequência instrumental soa um intervalo anti-comercial, e abre espaço para maiores experimentações em improvisos, coisa que atrai muito Connan, inclusive em shows ao vivo.

Exemplo dessa quebra é a misteriosamente barulhenta “It’s Your Body 3”, que até lembra os mais extremos momentos de experimentações da banda Faust.

Ao final do disco, você pode tirar sua conclusão, mas depois de descobrir como é o som da palavra Caramelo nos ouvidos de Connan, a gente fica imaginando como seria se essa melosidade torta invadisse o palco de algum programa de auditório por aqui…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s