Mudhoney – Vanishing Point (2013)

 

E lá se vão 25 anos desde que o Mudhoney surgiu, na cidade que poucos anos mais tarde se tornaria o centro do mundo, a chuvosa Seattle.

Já disse por aqui que acho os caras a quintessência do que se convencionou a chamar de grunge; talvez só o Nirvana fosse tão…grunge quanto o Mudhoney, mas Kurt Cobain morreu, e Mark Arm não. E melhor, pra comemorar 1/4 de século a banda quebrou um jejum de cinco anos e lançou em 2 de abril – via Sub Pop, pra variar – seu nono álbum, Vanishing point.

 

 

As 10 faixas do disco giram em pouco mais de meia hora e são absolutamente cruas, cheias de solos monocórdicos e distorções (incluindo aí os indefectíveis wah-wah); Mark Arm continua cantando – e gritando – como cantava no álbum de estreia, lá em 89; as viradas de Dan Peters continuam quebrando o ritmo 4X4 básico. Enfim, é o mesmo Mudhoney de sempre, em alguns momentos um tanto mais chapado (“Sing this song of joy”), em outros completamente punk (“Chardonnay”). E na real, pra que mudar?

Após tanto tempo na estrada e já entrando na meia idade, a banda definitivamente não precisa provar mais nada a ninguém (não que já tivessem tentado, pelo contrário). Continuam na deles, soando meio desleixados, meio bêbados, barulhentos, divertidíssimos, sem pretensões de lotar estádios; são rock and roll sem maquiagem ou roupas da moda, sem super produções, com cara e espírito de garagem.

Resumidamente, é o tipo de música necessária em tempos de Killers como headline de festivais de rock.

Altamente recomendado!

 

2 comentários sobre “Mudhoney – Vanishing Point (2013)

  1. Parabéns! parabéns! vc falou tudo sobre o Mudhoney! vc foi fatal. Mudhoney é exatamente tudo o que vc falou. gostei da parte onde vc diz: Kurt se foi e Mark não. Valeu.

  2. Pingback: Resumo Da Semana – Pequenos Clássicos Perdidos Na Antena Zero | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s