Os philly brothers Derek e Nic Sheehan são conhecidos aqui no PCP desde 2011, quando ainda assinavam como The Tweeds e lançaram o bom álbum Goliath. Acontece que a dupla recrutou dois novos parceiros (Tom Anthony e Emily Cahill) e, agora sob a alcunha Weekender, acaba de tirar do forno seu primeiro EP, Spanish peaks.
A mudança de nome e a adição dos novos membros trouxe poucas mas significativas mudanças no som da banda. Spanish peaks é menos sessentista, melhor produzido e mostra os Sheenan mergulhando ainda mais fundo no rock de guitarras dos anos 90.
Não que eles tenham abandonado definitivamente as vibrações lisérgicas e se tornado uma banda puramente shoegaze (há uma música no disco chamada “LSD and the age of interest”, então…), mas o Weekender definitivamente é mais barulhento – e dançante, via “No help from jesus”, preferida por aqui – que o Tweeds.
Se tivesse que traçar um paralelo, diria que quando são mais noisy soam como os Reid em 92 e quando mais chapados ficam em algum lugar entre o Madchester e o Chapterhouse.
Trocando em miúdos, uma belíssima estreia! Recomendado!