Mogwai – Les Revenants (2013)

O Mogwai é uma banda tão idolatrada, tão amada por seus fãs, que após trazerem à tona a trilha sonora do seriado de TV “Les Revenants” aposto um troco como muita gente – mesmo não gostando de seriados, nem de terror e nem de televisão francesa – vai assistir o tal programa.

Divulgado à e pela imprensa como o “Twin Peaks” da França, o seriado é baseado num filme de 2004, com zumbis que vagam por uma cidadezinha tendo como última lembrança o momento anterior às suas mortes. Ao que consta, há referências que vão da bíblia a Stanley Kubrick, portanto das duas uma: ou é muito bom ou é uma merda sem tamanho. Enfim.

Voltando à razão desse texto, negócio é que os escoceses mais uma vez se embrenharam pelo terreno das trilhas sonoras com o calmo e tranquilo álbum que embala as andanças dos zumbis. Com vocês, Les revenants.

Antes de mais nada, o EP de mesmo nome – em streaming logo acima – foi lançado antes do disco cheio, em 28 de janeiro. O álbum sai oficialmente, via Rock Action (selo da banda), em 25 de fevereiro.

As 14 faixas de Les revenants são um mergulho lento e profundo na face menos tempestuosa do Mogwai. Longe, muito longe da barulheira quase transcendental que ao longo dos anos vem criando um culto (pós) roqueiro ao redor do grupo, este é um trabalho delicado, melancólico, com pouca distorção, muita harmonia, pianos e quase nenhum vocal (a ótima “What they’re doing in heaven today” é a exceção).

Os arranjos, as texturas, o andamento das canções, tudo cria um angustiante, de solidão e introspecção. Não sei qual é a da série, mas Les revenants, o álbum, me soa mais como pano de fundo para uma trama existencial, de contemplação.

Como se encaixará numa história de mortos-vivos eu francamente não sei, e tampouco me interessa. A beleza das músicas presentes no disco torna desnecessária uma tela de TV, com zumbis ou não.

Recomendado!

2 comentários sobre “Mogwai – Les Revenants (2013)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s