Paul Banks – Banks (2012)

 

Paul-Banks-Banks

 

Todos sabem que Paul Banks é o sujeito com voz de barítono à frente do Interpol. Mas o que talvez nem todos saibam é que ele já compunha, tocava e cantava antes de entrar para a banda de seu amigo Daniel Kessler.

Sob o pseudônimo Julian Plenti, Banks se apresentava por Nova Iorque, e chegou a gravar um álbum e um EP. Até que neste ano pôs fim a seu alter ego e lançou em 22 de outubro, pela Matador, o primeiro trabalho com sua assinatura, chamado simplesmente Banks.

 

 

Demorei pra digerir esse disco, por uma única razão: compará-lo aos dois primeiros do Interpol, que ando ouvindo sem parar ultimamente. Porque em Banks, Paul abre um pouco seu leque musical para além dos horizontes sempre acinzentados de sua banda, soando em alguns momentos mais feliz, moderno e até simpático.

As batidas ‘animadas’ de “The base” remetem ao canto do cisne de Banks como Plenti, e mesmo a sequência com “Over my shoulder” – e sua letra dramática – ganha contornos mais coloridos durante seu andamento. Obviamente esse preconceito idiota contra a felicidade alheia e novos rumos tem mais a ver com estado de espírito que com raciocínio. Porque assim que ouvi a música, e não o que se passava a meu redor  Banks se tornou um bom disco.

Mas como é difícil desenterrar raízes profundas, minha faixa preferida no álbum – “Summertime is coming” – que vem justamente do EP Julian Plenti Lives, onde Banks mais se aventurou fora do universo melancólico/sombrio do Interpol, é a que mais se aproxima…do Interpol.

 

 

Enfim, Paul Banks parece feliz com o resultado de seu novo trabalho, tanto que declarou ser esse o primeiro de outros que virão a seguir. Resta saber até que ponto irá a alegria do vocalista do Interpol, e se em um próximo encontro nosso feeling estará mais alinhado.

Ouça Banks na íntegra, e tire suas próprias conclusões.

 

Anúncios

2 comentários sobre “Paul Banks – Banks (2012)

  1. Pingback: Vídeo – Interpol Live @ Lollapalooza Chicago (01/08/2014) | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s