Stereo MC’s – Connected (1992)

 

O terceiro disco do Stereo MC’s, Connected, é sensacional. Ponto. Sem discussões, sem discordâncias, sem mais, por favor. Apenas aperte o play.

Lançado quando o grupo já tinha percorrido um bom pedaço de sua longa estrada (estão na ativa de 1985 até hoje), o disco é brisa boa da primeira à última faixa, com direito a hits radiofônicos de proporções globais, que encheram o saco lá em 92/93 mas que 20 anos depois soam deliciosamente bem aos ouvidos.

 

 

Tive a sorte de vê-los ao vivo numa edição do Skol Beats – por sinal a mesma que trouxe o seminal 808 State – e posso dizer que foi uma das experiências mais bacanas de minha vida musical.

Obviamente não faço a menor ideia de quem eram as senhoritas que faziam backing vocais naquela noite memorável, muito menos da banda em si, mas Rob B. estava lá, com seu jeito malandro e lesado de fazer rap, uma espécie de Shaun Ryder cadavérico. E tanto as moças quanto a banda que o acompanhavam fizeram sua mágica: uma viagem no tempo, sem anfetaminas, puro derretimento.

 

 

Aliás, falando em Shaun Ryder, é inegável a semelhança entre o Stereo MC’s e os Mondays. Ambos são ingleses, ambos surgiram nos anos 80, ambos celebram a música e as drogas, ambos possuem uma malemolência urbana, de quem saca as ruas e sua movimentação, e ambos fizeram dois dos melhores discos de dance music ‘orgânica’ de todos os tempos.

Mas o Stereo MC’s tem groove em seu DNA, uma pegada funky, enquanto os Happy Mondays eram mais ‘secos’, mais…ingleses, num sentido obviamente pejorativo.

Enfim, Connected é um psicotrópico poderoso, e não apresenta efeitos colaterais. Pode e deve ser consumido em doses cavalares, sempre com o volume alto para que possa ser melhor absorvido. Em sua fórmula há frações de Jimmy Bo Horne, Pet Shop Boys e Gal Costa, imperceptíveis para quem desconhece os originais, claro, mas essenciais para seu bom funcionamento.

 

 

Se você só conhece os hits do Stereo MC’s, recomendo que descole uma cópia do álbum e saque seu potencial.

A gente recomenda, mesmo sem prescrição!

Anúncios

3 comentários sobre “Stereo MC’s – Connected (1992)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s