The Gaslamp Killer – Breakthrough (2012)

O californiano William Benjamin Bensussen é mais um estranho do estranho ninho de gente como Gonjasufi, Flying Lotus, Daedelus e outros.

Sob a alcunha The Gaslamp Killer, o DJ e produtor – assim como os nomes citados acima – faz o que quer com o hip hop, derretendo-o com dub, eletrônica left-field, psicodelias, dubstep, etc, etc, etc. Após uma série de mixtapes, splits, EPs e participações em discos de terceiros, o cara lançou em setembro – via Brainfeeder e Ninja Tune – seu debute, o exótico Breakthrough.

Tentar estabelecer um parâmetro para analisar o disco é uma total perda de tempo. Quando se dá um play em Breakthrough, o lance é simplesmente deixá-lo tocar e tentar entender onde Bensussen quer chegar com cada uma das 17 tracks do álbum, muito embora isso não sejá lá muito fácil.

Há faixas que mais parecem fragmentos, outras são longas viagens; algumas parecem ter sido feitas num deserto sob o efeito de mescalina (vide as aparições do maluco Gonjasufi), outras num estúdio claustrofóbico com comprimidos de anfetamina derretendo os miolos; algumas são pesadas, com graves explosivos, outras parecem ter saído de alguma trilha sonora obscura dos anos 70 (ouça “Mother”).

A lista de convidados em Breakthrough inclui o já citado Gonjasufi, Daedelus, Miguel Atwood-FeOurguson, Adrian Younge e muitos outros. O que faz exatamente cada um deles é um mistério, já que muitas das tracks com participações especiais são praticamente instrumentais. Há sitaras, há guitarras, há muita brisa e ao mesmo tempo muito caos, e isso basta.

O resultado desse verdadeiro prisma musical é um trabalho sem fronteiras, orgânico e mecânico ao mesmo tempo, chapado até a medula de todas as substâncias entorpecentes que se possa imaginar. Seria mais fácil rotulá-lo assim (‘mescalina’, ‘ópio’, ‘anfetamina’, ‘cannabis’, etc,) que encaixá-lo em estilos/gêneros musicais.

Pra comprovar, entre no site da Ninja Tune e ouça o preview Breakthrough . E depois se vire pra conseguir uma cópia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s