TOY – TOY (2012)

O quinteto londrino TOY surgiu em 2010, ou seja, entre Primary colours (2009) e Skying (2011), os dois últimos discos dos também ingleses The Horrors, e me parece certo dizer que isso não é uma coincidência: eles são os primeiros filhos registrados de Faris Badwan (o Cat’s Eyes não conta, já que É um projeto de Badwan).

Para provar por A + B essa teoria sobre a paternidade do TOY, basta ouvir seu primeiro, homônimo e incensado álbum, lançado no último dia 03 (de setembro) via Heavenly Recordings.

“Motoring”, uma ótima canção com um péssimo vídeo

Em primeiro lugar, é bom avisar que o ‘incensado’ logo acima não é depreciativo. TOY, o disco, vale cada palavra usada para elogiá-lo desde que saiu.

Nele a jovem banda casou com perfeição uma porção generosa de referências, de shoegaze a kraut rock, de melodias pop à psicodelia, tudo envolto por um ar ao mesmo tempo chapado, sombrio e por vezes melancólico. Mas que essa descrição lembra alguém não há dúvidas, né?

O que faz do TOY uma banda bacana é que eles, como todos bons filhos, não são uma cópia exata de seus pais. Guardam as mesmas características genéticas do Horrors – no caso esse prisma musical usado como base para construir seu debute – mas são menos barulhentos, mais oníricos e bebem mais da fonte kraut.

“Lose my way”, outra prova de que a escolha dos diretores parece não ser o forte do TOY. Ou da Heavenly.

De qualquer forma é cedo para se tecer qualquer opinião concreta sobre a banda ou para se fazer apostas sobre como será seu futuro. O certo é que o TOY estreou muito bem, com um disco que apesar de não apresentar ao mundo nada de novo – coisa extremamente rara nos últimos sei lá quantos anos – também não decepciona.

Recomendo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s