Revolver – Demos 1990 – 91 (2012)

Difícil expressar minha alegria ao fuçar a rede e encontrar uma coletânea de demos da banda de Mat Flint (talvez mais conhecido como baixista ocasional do Death in Vegas), o seminal Revolver.

Desconhecida até mesmo por parte dos fãs do surrado shoegaze, o Revolver surgiu em Londres no limiar dos anos 90 e durou apenas três anos, período no qual lançaram uma coleção de singles e um álbum cheio. Pouco material, muito conteúdo.

Tirado do forno pela Club AC30 (mesmo selo de Ringo Deathstarr, Dead Skeletons e Spotlight Kid, entre outros), Demos 1990-91 é o registro cru de uma banda que – mesmo em meio ao fuzz das distorções – sempre prezou por boas melodias.

Das 13 faixas do disco, as sete primeiras foram gravadas num estúdio caseiro em 1990 (estúdios caseiros nessa época não eram como são hoje, vale frisar); as três ‘do meio’ no estúdio The Whitehouse – também em 1990 – e as duas últimas nos estúdios da Island, em 1991.

Essas duas músicas que encerram a compilação (“Crimson” e “Molasses” – na versão ‘final’) são justamente as mais conhecidas do Revolver, gravadas já com maior suporte e tecnologia; mas os diamantes brutos brilham por todo o álbum, e qualquer semelhança com a sonoridade da cena indie brasileira da mesma época não é mera coincidência…

Difícil apontar uma ou duas preferidas, mas “Serenity” e “Soul divine” falam muito, muito alto por aqui.

Essencial!

P.S: A primeira vez em que ouvi falar do Revolver foi no Lado B. Talvez o reverendo Massari também esteja comemorando o lançamento de Demos 1990-91.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s