Lou Reed – Transformer (1972)

 

1975840

Quando o Velvet Underground chegou ao fim, Lou Reed, um dos cars mais mala da história do rock, deve ter se visto em uma situação nada agradável. Quem o aguentaria agora, numa carreira solo? John Cale? Não, acho que não…

Após se mudar de volta para a casa dos pais – talvez os únicos a suportá-lo – e lançar um disco fraco em 71, eis que surge na vida de Reed o salvador David Bowie, fã do Velvet, disposto a tirá-lo da escuridão e trazê-lo para sob os holofotes do glam rock.

Com uma mão de Bowie e outra de Mick Ronson, braços direito e esquerdo do camaleão, Lou Reed ressurge mudado em 1972, com o disco Transformer.

 

 

Obviamente, a influência de Reed sobre Bowie aqui se inverteu. Sai de cena a anarquia do Velvet Underground, entra a consciência comercial de David e os talentos de Ronson, encaixando Lou Reed na iluminada e cada vez mais popular cena glam.

Mas Transformer – bem como Raw power, outro exemplo de como Bowie sabe tirar os amigos da merda – não é algo como um sub produto. Tem cara de Lou Reed, é sombrio como Lou Reed (take a walk on the wild side, baby), mas enfim, o próprio Reed nunca mais lançaria um trabalho tão bom. Nem tingiria os cabelos de loiro novamente…

 

 

De qualquer forma, um álbum que abre com “Vicious”, passa por “Perfect day”, segue com “Walk on the wild side” e tem ainda “Satellite of love” é, no mínimo, um clássico.

Não importa de onde veio sua força criativa, se foi individual ou coletiva; não importa se Reed e Bowie (e Iggy, claro) estavam tão imersos em drogas e sexo que o rock fosse apenas a (ótima) consequência de suas trips. O que importa é que Transformer é um dos melhores discos de rock de sempre, e se não é tão influente quanto os discos do Velvet, deixa claro que Lou Reed era sim uma das forças motrizes da banda. Ouça alto!

Essencial!

Anúncios

3 comentários sobre “Lou Reed – Transformer (1972)

  1. Pingback: Lou Reed – Berlin (1973) | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s