Uma das melhores coisas de ter amigos movidos à música são as valiosas dicas que estes parceiros de adicção sempre desenterram de algum buraco obscuro nos recantos de blogs igualmente obscuros.
A última dessas dicas veio do parceiro de longa data Wlad, editor, fundador, repórter, CEO e a porra toda do lendário Zona Punk – que aliás foi o primeiro espaço cedido aos meus textos, há imemoráveis anos. A dica? Uma das coletâneas feitas pelo blog LA Post Punk, com 46 faixas de dois dos pilares da enorme cena underground da cidade dos anjos, o pós punk e a new wave.
De todas as bandas presentes nessa longa compilação eu só havia escutado três: Null and Void, Christian Death e Oingo Boingo (sim, os próprios). As demais reservaram boas, ótimas e desagradáveis surpresas, o que é totalmente normal em dois álbuns com quase 50 faixas.
Há dos experimentalismos exacerbados e barulhentos ao new romantic mais meia boca, com muitas sombras góticas e espaço para o chamado art rock de herdeiros do Talking Heads.
No link original há um texto – com fotos – sobre a história por trás da coletânea, que vale ser lido para sacar um pouco como era esse submundo californiano, por onde antes da fama circulavam bandas como o Red Hot Chilli Peppers, entre outros.
Para baixar os dois discos virtuais, basta apontar om mouse aqui e aqui.
Do it yourself é isso aí!