BNegão & Seletores de Frequência – Sintoniza Lá (2012)

Quem já viu Bernardo Santos ao vivo sabe que o cara não é exatamente um performer, daqueles que dançam e impressionam pelos passos sobre o palco. Seja no Planet Hemp, no Funk Fuckers ou ao lado dos Seletores de Frequência, sua banda atual (atualidade de muitos anos, na verdade).

Por outro lado, ouvir BNegão & Seletores de Frequência e ficar parado é tão difícil quanto ver o carioca dançando. Já era assim à época de Enxugando gelo, de 2003, e continua assim em 2012 com o novo álbum da trupe, Sintoniza lá.

Sinceramente me recuso a escrever ‘um descritivo completo’ deste disco, como me recusei com seu antecessor. São muitas referências musicais juntas em suas 11 faixas.

Pra se ter uma ideia, as três primeiras músicas (“Alteração (Éa!)” e as duas panelas de pressão – “O mundo” e “Reação”) são um funk, um groove caribenho e um dub; todas conduzidas por linhas de baixo cavalares, com metais poderosos e percussivas até o talo. Tudo dançante, não importa quais passos você prefira executar.

O poder de fogo dos Seletores impressiona em Sintoniza lá. A banda conduz as canções com maestria, não importando o ritmo/andamento/estilo. A parada vai do samba ao funk (carioca), do afrobeat ao hardcore, do reggae ao soul, e os caras tão lá, tocando como se estivessem numa legítima gafieira da pesada. Som na caixa e cera na sola, como canta BNegão em “Chega pra somar no groove”.

O álbum tem duas tracks instrumentais, “Subconsciente” e “Na tranquila” – que vêm na sequência. Nas demais, as letras estão afiadas e inteligentes, repletas de referências que vão do espiritualismo à luta pelo direito de festejar (o que por si só já é uma referência, né?). Bernardo compõe de um jeito no qual deixa claro ser carioca, mas também explicita o fato de ser cidadão do mundo, bicho urbano, malandro e com a cabeça cheia de (ótimas) ideias. Verborrágico sim, crítico também, mas nunca chato como tantos outros rappers. Melhor enxergar soluções positivas que sentar e ficar reclamando.

Apontar Sintoniza lá como um dos discos do ano pode parecer exagero, já que ainda estamos em maio. Mas exageros às vezes vão bem, então…um dos melhores de 2012, fácil.

E como vinha escrito nos antigos discos de vinil: ouça alto! Recomendado!

Anúncios

Um comentário sobre “BNegão & Seletores de Frequência – Sintoniza Lá (2012)

  1. Pingback: Especial – Os Melhores Álbuns Nacionais de 2012 « PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s