This Lonely Crowd – Doppeldanger And Other Delicious Secrets (2012)

O quinteto This Lonely Crowd oficialmente vem de Curitiba, mas extra-oficialmente, segundo seus membros, vem mesmo é do universo atrás do espelho visitado por Alice nas histórias de Lewis Carroll. Explico:

Os integrantes da banda usam nomes de personagens do autor – Tweedledum (guitarra), Tweedledee (guitarra), Humpty Dumpty (vocal e guitarra), Jabberwock (bateria) e Red Queen (baixo e vocal) – e suas canções são cheias de referências ao mundo mágico criado por Carroll. Mas e a música? A música, queridos leitores, passa longe do que se imagina como trilha sonora de contos de fadas ou afins, com suas flautas e acordeões.

Prova disso é a coletânea de lados B do This Lonely Crowd lançada no começo deste ano pelo incansável selo Sinewave, chamada Doppeldanger and other Delicious secrets.

“Everything counts”, ótima cover do Depeche Mode

Uma compilação de lados B de uma banda com pouco tempo de vida pode parecer estranho, mas o TLC – ao que parece – pode ser diagnosticado como hiperativo, já que em 2010 lançaram 3 EPs, em 2011 um álbum cheio (Some kind of pareidolia) e neste 2012 já colaboraram com o Starfire Connective Sound no single Where go the boats.

Prolificidade à parte, vamos a Doppeldanger. O disco tem 15 faixas, algumas instrumentais, outras com vocais e todas, absolutamente, movidas à guitarras.

Duas referências saltam aos ouvidos ouvindo o álbum (e também os anteriores): Smashing Pumpkins e heavy metal. Dos Pumpkins, as oscilações entre melodia/calmaria e barulho do início da banda, e os riffs pesados que por vezes soam quase como…metal.

Mas o grupo de Curitiba realmente tem o sangue metalizado, e se não for suficiente para você comprovar ouvindo Doppeldanger (que tem uma cover do Napalm Death), leia a coluna Discos da Vida que o TLC assinou no Floga-Se.

Entre essas duas influências uma boa carga shoegaze, e como resultado um álbum que parece ter sido (muito bem) produzido numa indústria em pleno funcionamento, com uma ou outra pausa para respiro.

Se tivesse que resumir o que é – pra mim – o This Lonely Crowd, diria que é o Smashing Pumpkins que deu certo.

Doppeldanger está disponível para download – gratuito e legal – no site da Sinewave. Vai lá!

Recomendo.

Um comentário sobre “This Lonely Crowd – Doppeldanger And Other Delicious Secrets (2012)

  1. Pingback: This Lonely Crowd – Pervade (2012) « PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s