Screaming Trees – Last Words: The Final Recordings (2011)

 

Quando os irmãos Van e Gary Lee Corner fundaram os Screaming Trees ao lado do amigo Mark Lanegan, as outras bandas que anos mais tarde engrossariam o sopão roqueiro chamado grunge ainda estavam no mundo das ideias.

Mas ao contrário de Nirvana, Pearl Jam e cia., os Trees não estouraram nem venderam milhões de álbuns (mesmo com o sucesso de “Nearly lost you”); por outro lado nenhum de seus membros morreu e eles não se tornaram caricatos.

A banda se separou no ano 2000, e seu vocalista Mark Lanegan – que já lançava discos solo desde os anos 90 – continua na estrada até hoje, com ótimos trabalhos.
Nesse cenário, foi uma grande surpresa a chegada de Last words: The final recordings, o recém lançado álbum póstumo dos Trees.

 

 

As 10 faixas do disco foram originalmente gravadas entre 98 e 99, com a participação de Josh Homme (QUOTSA) e Peter Buck (R.E.M) nas guitarras. Mixado e masterizado há pouco por Jack Endino, o álbum chega ao mercado pelo selo de Barrett Martin (ex-baterista da banda), o Sunyata Records.

Musicalmente, Last words não tem o raw power dos discos lançados pela banda na era SST nem o ‘potencial para o sucesso’ da era Epic, mas é um bom registro de como os Screaming Trees estavam após seu último trabalho, o essencial Dust (de 96).

 

 

As canções são bem amarradas entre si, com espaço para a pegada psicodélica nas guitarras de “Ash grey sunday” ou nos vocais levemente transformados em “Crawlspace”. Há também baladas bêbadas como “Reflections” e “Tomorrow changes”, com cara dos trabalhos solo de Lanegan, cuja voz é sempre um detalhe à parte, seja onde for.

O lançamento de Last words reacende os boatos sobre uma possível reunião dos Screaming Trees, mas o álbum não soa oportunista como uma seria uma coletânea de hits ou um ao vivo. Ao contrário, é um bom disco de rock gravado por uma banda que à época já tinha anos de carreira e que mesmo colocada numa cena – da qual nunca fez parte – sempre andou com suas próprias pernas por seu próprio caminho.

Anúncios

2 comentários sobre “Screaming Trees – Last Words: The Final Recordings (2011)

  1. Pingback: Mensalão Do P.C.P – Agosto 2011 « Pequenos Clássicos Perdidos

  2. Pingback: Vídeo – Screaming Trees Live @ Essen (15/11/1996) « PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s