Os últimos tempos não têm sido fáceis para Kirstin ‘Dee Dee’ Gundred, frontwomam das Dum Dum Girls. Entre I will be (debut da banda, lançado ano passado) e agora, ela perdeu a mãe e se separou do marido.
E a dor resultante dessas perdas é refletida no mais recente trabalho da banda, Only in dreams.
No começo do ano, as Dum Dum lançaram um EP que já apresentava aqui e ali pequenas diferenças em relação à estreia das meninas. No novo álbum – que sai pela Sub Pop em setembro – essas pequenas mudanças se tornam mais claras.
Como dito no começo do texto, a tristeza está presente em Only in dreams. Músicas como “Hold your hand” e (a linda) “Coming down” parecem estar a anos de distância do clima festivo de I will be, tanto pelas letras quanto por seu andamento, mais arrastado, sofrido.
Dores à parte, musicalmente o álbum guarda muitas semelhanças aos trabalhos anteriores de Dee Dee e cia. Aquele apelo pop que faz as canções parecerem chiclé, os quatro acordes básicos na linha Ramones – e Blondie, claro – estão enraizados em Only in dreams, assim como um pé nos longboards dos anos 60 (vide “Just a creep”).
Mas há uma produção mais acurada, lapidando aquela sonoridade lo-fi mais barulhenta de outrora, o que pode ser bom, ruim ou indiferente, dependendo do seu gosto.
Aqui no PCP o disco foi bem recebido, e ficamos na torcida para que os trancos da vida não tirem de Dee Dee a vontade de fazer música. Keep on rockin’, lady!
Pingback: Mensalão Do P.C.P – Agosto 2011 « Pequenos Clássicos Perdidos
Pingback: Wax Idols – No Future (2011) « Pequenos Clássicos Perdidos
Pingback: Dum Dum Girls – End Of Daze (2012) « PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS