Desde o final do Pavement, no final dos anos 90 (o show por aqui ano passado foi parte de uma turnê de reunião. $acaram?), seu (ex) vocalista Stephen Malkmus vem construindo uma sólida carreira ao lado de sua banda, o The Jicks.
O primeiro e homônimo trabalho veio logo em 2001, seguido até aqui por mais três álbuns (Pig lib, de 2003; Face the truth, de 2005 e Emotional trash, de 2008). Se os discos não fizeram tanto sucesso comercial, mostram que Malkmus tem um cérebro fervilhante de boas ideias musicais e um grande talento para – ao lado da nova banda, claro – compor ótimas músicas.
E as coisas não são diferente no quinto álbum do grupo, Mirror Traffic.
Lançado esta semana pela essencial Matador Records, Mirror traffic é a prova de que Malkmus não busca em sua carreira ao lado dos Jicks reler, recriar ou imitar o que foi o Pavement.
A sonoridade lo-fi de sua ex-banda , já deixada para trás lá em 2001, permanece na memória e nos CDs dos fãs. O novo disco, produzido sem maiores ousadias pelo mutante Beck é um caleidoscópio indie de viés pop, limpo dos excessos de distorção e dissonância.
A voz de Stephen Malkmus permanece preguiçosa e desleixada, fazendo companhia à canções ensolaradas e leves, sem experimentalismos.
A brisa boa de faixas como “Tiger” e a delicadeza de “Long hard book” deixam claro que o caminho de Malkmus e seus Jicks é o do indie rock simples e direto. Que continuem assim!
Recomendado!
Pingback: Mensalão Do P.C.P – Agosto 2011 « Pequenos Clássicos Perdidos
Pingback: Wild Flag – Wild Flag (2011) « Pequenos Clássicos Perdidos
Pingback: Especial – Os Melhores Álbuns De 2011 « Pequenos Clássicos Perdidos
Pingback: Vídeo – Pavement Live @ Primavera Sound (27/05/2010) « Pequenos Clássicos Perdidos
Pingback: Pavement – Slanted And Enchanted (1992) « PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS