Bárbara Eugênia – Journal de BAD (2010)

A niteroiense radicada em São Paulo Bárbara Eugênia é representante da música brasileira moderna – contemporânea, se preferirem – e uma de suas melhores vozes e mais criativas mentes.

Conhecida na cena desde que gravou duas canções para a trilha sonora do filme O cheiro do ralo, a moça também emprestou a voz ao grupo 3NaMassa e ao projeto de Edgar Scandurra de releituras de clássicos da música francesa.

No ano passado a Tratore passou a distribuir seu primeiro trabalho solo, o independente Journal de BAD (ou literalmente diário da BAD, que é o apelido da cantora).

O disco foi produzido por Junior Boca e Dustan Gallas, traz uma série de convidados especiais (Scandurra, Tom Zé – que empresta a voz na côver de um de seus maiores clássicos, “Dor e dor” -, Fernando Catatau, entre outros) e é um álbum nitidamente autoral, variando de acordo com o momento (humor), indo da melancolia à chapação, do rock ao clima de cabaré francês, com cara de Brasil mas espírito universal.

Guitarras psicodélicas e ecos marcam canções que poderiam estar no repertório de cantores de ‘mpb clássica’, e o romantismo se une a pequenos experimentalismos criando uma sonoridade sutil e ao mesmo tempo visceral.

Journal de BAD é mais um disco da nova safra de música brasileira que foge do óbvio, e acrescenta um novo nome à lista de preferidos do PCP: Bárbara Eugênia.

Recomendo!

Anúncios

4 comentários sobre “Bárbara Eugênia – Journal de BAD (2010)

  1. Pingback: Bárbara Eugênia @ SESC Vila Mariana (15/03/2011) « Pequenos Clássicos Perdidos

  2. Pingback: P.C.P Entrevista – Bárbara Euugênia « Pequenos Clássicos Perdidos

  3. Pingback: CéU – Caravana Sereia Bloom (2012) « Pequenos Clássicos Perdidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s