Sounds of Sputnik é o alias do russo Roman Kalitkin, um fã de My Bloody Valentine, Slowdive, Chapterhouse e de outras figuras fáceis aqui no PCP que acaba de colocar em um trabalho autoral essas e outras grandes influências.

New born sai oficialmente hoje, 21 de novembro, pelo selo inglês Ear to Ear Records, mas de forma alguma pode-se dizer que é um ‘trabalho solo’ de Kalitkin. Ouça o disco abaixo – em primeira mão – e na sequência eu explico o porque.

Em sua primeira empreitada Roman chamou para seu lado o duo canadense/ucraniano Ummagma,e não poderia ser mais feliz na escolha dos parceiros. Shauna e Alexx – que já vem trabalhado com o russo desde 2002 – ajudaram a escrever, produzir e gravar o álbum, além, claro, de emprestar a ele suas vozes. A doce voz de Shauna, aliás, é um dos pontos altos no disco, dando a cada canção em que participa uma aura onírica, etérea.

Como base para esses vocais, Roman teceu como um artesão um precioso trabalho calcado na exploração de distorções hipnóticas, atmosféricas, em 5 faixas lentas e densas, de ar carregado e melancólico. Além dessas canções, há no álbum outras cinco versões da faixa-título – dentre as quais um remix feito por Malcolm Holmes (do Orchestral Manouvres in The Dark) – e mais três de “Light scheme”, uma assinada pelo brasileiro Raoni Santos, aka Mind Movies.

Enfim, em meio a enxurrada de discos de dream pop e afins que circulam pela rede, New born se destaca pelo esmero de Roman na ‘construção’ de suas músicas, e, obviamente, pela participação de Shauna nos vocais. A arrebatadora canção que dá nome ao disco já nasceu como clássico.

Recomendado!


Uma resposta para “Sounds Of Sputnik Feat. Ummagma – New Born (2014)”.

  1. […] получением премии  Sounds of Sputnik с получением премии Indie Awards в номинации «Young Blood». По-моему — замечательная […]

Deixe um comentário