As meninas do Cayetana são minha banda favorita da vida na última semana (risos) e, engraçado, cheguei a elas através de um sujeito que gosto mas que tocou numa banda que não suporto: Kurt Ville e War on Drugs.

O encontro entre elas e eu rolou por acaso numa das tantas pesquisas feitas pela rede, no caso sobre a cena independente da Filadélfia. Esbarrei com uma canção chamada “Black hills”, fui atrás pra descobrir de quem era aquela música pela qual me apaixonei à primeira audição, e cá estamos nós.

Descobri que o trio foi formado pelas jovens Kelly Olsen, Allegra Anka e Augusta Koch em 2012 e mesmo não sabendo tocar porra nenhuma, imbuídas pelo espírito ‘faça você mesmo’ do punk, decidiram montar o Cayetana e nessa pegada logo de cara gravaram sua primeira demo e passaram a tocar ao vivo, como deve ser com qualquer banda com sangue nas veias.

Daí pra chamarem a atenção na efervescente cena local (e além dela ) foi um pulo, e em 2014 a Tiny Engines pôs no mercado o primeiro disco oficial das gurias, Nervous like me. E é ele que gira agora na vitrola virtual do PCP para que você, caro leitor, talvez também se apaixone por elas.

Antes de apertar o play aviso que não há absolutamente nada de novo nas 11 faixas do álbum e dá pra pegar inúmeras referências nos 30 minutos entre “Serious things are stupid” e “South Philly”. É punk rock bubllegum, é riot grrrl, é indie rock feminino noventista, é lo-fi pra caralho e transpira entrega, amor e sinceridade em cada acorde, em cada frase. Creio ter sido justamente essa mistura simples e transparente a força que me pôs de quatro pelo disco.

Três anos depois elas voltariam a trabalhar com Matt Schimelfenig (sim, o produtor do War on Drugs citado no início do texto) para lançar seu segundo e último álbum, já menos aceleradas e tocando melhor (risos), até que em 2019 colocariam fim à curta vida do Cayetana, a minha banda favorita da vida na última semana. Mas o papo sobre o também delicioso New kind of normal, o show final das meninas e etc fica pruma próxima vez. Por hoje recomendo aumentar o volume e escutar Nervous like me no talo ❤

 


Deixe um comentário