The Family Cat – Peel Sessions (1989/1990/1992)

 

Eles já foram a banda inglesa preferida dos membros do Sonic Youth, já estiveram numa edição do Festive Fifty do mestre John Peel (em 89), já encabeçaram a lista de singles da NME, tiveram seu primeiro disco produzido por Rick Buckler (batera do The Jam), eram queridos por meio mundo indie entre o fim dos 80’s/começo dos 90’s, mas mesmo com tudo isso se tornaram poeira de estrelas.

O Family Cat surgiu na Londres de 1988 e logo em 89 mandaram o single “Tom Verlaine” pras cabeças, e aí começou toda essa história do primeiro parágrafo. Até 1994 seguiram tocando bastante, lançaram três álbuns, uma porção de singles, ótimas canções, gravaram três Peel sessions, mas se separaram por nunca atingir o sucesso. Uma pena.

Hoje procurei algum de seus discos pra compartilhar aqui no PCP, mas nenhum deles existe na babilônia sem fim que é a internet. Nem bandcamp, nem youtube, nem soundcloud, nem spotifail ou deezer, absolutamente nada. Ou quase.

Uma boa alma subiu no youtube as três passagens da família dos gatos pelos estúdios do Maida Valley, quando gravaram as citadas Peel Sessions, em 1989, 1990 e 1992. Apesar da qualidade não ser a melhor, também não deixa a desejar, e dá pra sacar numa boa como era a música do Family Cat. Guitarras altas, influência de pós-punk não trevoso e um senso melódico absurdo; todas as faixas dos três registros tinham (tem) um absurdo potencial radiofônico, mas a sessão de 92, em especial, mostra pra valer o poder de fogo dos caras.

Referências? Nunca sou a melhor pessoa pra esse tipo de coisa, mas na minha cabeça soam como uma mistura entre Might Lemon Drops e Ned’s Atomic Dustbin, se é que isso é possível (risos).

Agora aumente o volume e descubra – ou redescubra – mais uma daquelas bandas que estavam no lugar certo e na hora certa para se tornarem pequenos clássicos perdidos.

 

1989

Faixas:

1. From The City To The Sea
2. Remember What It Is That You Love
3. Sandbag Your Heart
4. Octopus Jr

 

1990

Faixas:

1. Steamroller
2. Fearless
3. With A War
4. Game Show

 

1992

Faixas:

1. Too Many Late Nights
2. Furthest From The Sun
3. Prog One
4. River Of Diamonds

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s