Menos conhecido que o Chills mas igualmente influente, o The Clean – assim como o citado Chills, The Verlaines, Sneakin Feelings e outros – também nasceu na Nova Zelândia, também ajudou a construir a história da Flying Nun Records e também estava entre as bandas da cena batizada Dunedin Sound.

Influenciados tanto pelo punk quanto pelas cores psicodélicas, a sujeira do Velvet Underground e o minimalismo do kraut alemão, os irmãos Hamish e David Kilgour fundaram o Clean em 78 e desde seu primeiro single, o clássico “Tally ho!”, se tornaram marca d’água da sonoridade dos ‘dunedins’ e referência prum monte de gente que nasceria depois, de Superchunk a Pavement, de Neutral Milk Hotel a Yo La Tengo (MUITO!), passando por mais uma grande porção de ótimas bandas.

Pra atestar essa enorme influência, a gente põe na roda agora o primeiro EP deles, Boodle Boodle Boodle, lançado – como o single “Tally ho!”, em 1981. Mas o tempo, neste caso, não o datou em nada. Aumente o volume, aperte o play em “Billy two” e siga viagem com o Clean até a catarse final ao som de “Point that thing somewhere else”.

Essencial!


Uma resposta para “The Clean – Boodle Boodle Boodle (1981)”.

  1. […] é o atual projeto/banda de Hamish Kilgour, que em 78 fundou ao lado de seu irmão David o seminal The Clean e ajudou a dar forma e cara à Flying Nun Records e ao Dunedin Sound que marcaram e mudaram a […]

Deixe um comentário