The Comsat Angels – Waiting For A Miracle (1980)

 

Isso aqui, meus caros, é ouro. Waiting for a miracle é o primeiro dos impecáveis três primeiros discos do Comsat Angels, banda formada em 78 na cidade inglesa de Shefield, que se não tem o ‘peso’ de alguns contemporâneos mais conhecidos fora do gueto pós-punk, é igualmente influente e essencial nessa seara cinzenta.

Antes da encarnação definitiva – inspirada num conto de J.G. Ballard – os Comsats tiveram outros nomes, e ainda sob a alcunha Radio Earth perceberam que as coisas estavam ficando sérias quando se viram abrindo um show do Pere Ubu. No mesmo ano pegaram uma grana emprestada com o pai do baterista Mik Glaisher, gravaram o primeiro EP (que caiu nas graças do mestre John Peel e de Frank Neilson, caça-talentos da Polydor), e em janeiro de 1980 já chegaram ao estúdio com todo material de Waiting for a miracle pronto; em apenas dez dias o álbum estava finalizado, e em setembro veio ao mundo.

Voltando ao primeiro parágrafo: mesmo com um contrato assinado garantindo três discos, o Comsat Angels não recebeu a devida atenção da Polydor. Os álbuns não venderam bem, e apesar de dividirem o palco com gente como Siouxsie, Gang of Four, U2 e Depeche Mode, o quarteto não explodiu; por outro lado, e esse é o que me importa, Waiting for a miracle teve várias reedições, e foi numa dessas que descobri os caras. Aliás, creio não ter sido o único.

Escutar suas 10 faixas (na versão original) é sacar automaticamente como reverberaram adiante, especialmente nos revivalistas do pós-punk dos anos 90 pra cá. Não à toa, afinal o disco é igualmente sombrio e intenso, melancólico mas não ao ponto de cortar os pulsos, e traz algumas joias escondidas em meio à profusão de grandes álbuns/canções contemporâneos (o peso de “On the beach”, putaqueopariu. ‘Here comes the great big wave, to wash it all away…’). Descubra. Ou redescubra.

Essencial!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s