Wipers – Is This Real? (1980)

 

Esse papo de ‘tal disco completa tantos anos’ às vezes enche o saco, mas é impossível deixar alguns aniversários passarem em branco. É o caso de Is this real?, estreia de Greg Sage e seu seminal Wipers, lançado em janeiro de 1980.

Mesmo não tão louvado – ou falado – quanto os dois álbuns seguintes da banda de Oregon, é tão importante e influente quanto. Contemporâneos de outros monstros do submundo roqueiro norte-americano do começo dos 80’s, como Husker Du (e todo cast da SST), R.E.M, Dino Jr e outros, só tiveram reconhecimento já com uma longa estrada percorrida, quando nos anos noventa Kurt Cobain e Courtney Love regravaram suas músicas.

Enfim, voltando a Is this real?: é um disco cru, acelerado, simples e nervoso, ou seja, essencialmente punk. Mas quando descarrilha e sai ‘do básico’ – seja nas quebras rítmicas, nas texturas da Gibson de Sauge ou em suas letras sombrias – o bagulho fica doido e foge dos padrões do punk rock da época (se é que ele tem padrões).

Além disso dizem que se você escutar “Potential suicide” no escuro com uma vela acesa Mr. Cobain vai aparecer e jurar de joelhos que nunca quis copiá-la.

Essencial!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s