Delta 5 – Singles & Sessions 1979-1981 (2006)

 

Formado no final dos anos 70 na mesma Leeds e na mesma cena de onde surgiram Gang of Four e Mekons, o Delta 5 é daquelas bandas de vida curta e valor inestimável para a música das décadas seguintes.

Mesmo sem o grande reconhecimento de seus conterrâneos – especialmente do Gang of Four, claro – o quinteto deixou sua marca no mundo com uma pá de singles sensacionais e um disco meia boca. Como não gostamos de nada meia boca aqui, vamos aos singles.

Em 2006 a seminal Kill Rock Stars pôs no mercado uma compilação chamada Singles & sessions 1979-1981 que reúne, obviamente, os singles lançados pela banda entre 79 e 81, quando ainda estavam no cast da Rough Trade, sessões gravadas com os mestres John Peel e Richard Skinner na BBC além de três remixes.

Desde os primeiros acordes de “Mind your own business” (regravada muitos anos depois pelo Chicks on Speed) já se sacam a proximidade musical com seus conterrâneos – aquela pegada dançante e agridoce, com o baixo pulsando sem parar e a guitarra ‘seca’ – e consequentemente a influência certeira que teriam em bandas como Rapture, Radio 4, Franz Ferdinand e afins.

Para além do espectro musical, o Delta 5 também como o Gang of Four tinha uma veia política saltada. Parte do movimento Rock Against Rascism (como Ruts e outros), a banda chegou a ser agredida por simpatizantes da extrema-direita inglesa. Hoje seriam chamados de esquerdopatas, feminazis e, óbvio, seriam muito bem vindos à minha casa.

Aumente o volume, aperte o play e chute um fascista!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s