Catherine Wheel – Ferment (1992)

 

Hoje de manhã um amigo me marcou numa publicação na rede social azul com o vídeo de “Black metallic”, do Catherine Wheel, e mais tarde outro amigo publicou na mesma rede social uma foto de Ferment, primeiro disco deles que completa 27 anos neste domingo brilhante e frio.

Foram dois estalos nas memórias afetivas da adolescência, aquela fase na qual se ouve música de uma forma que nunca mais ouvirá, quando os hormônios fazem diferentes e estranhas conexões entre corpo e cérebro e tudo, absolutamente tudo nos atinge com com tal força que deixa marcas inapagáveis.

Primeiro porque foi com “Black metallic” que eu e muitos outros então jovens roqueirinhos alternativos descobrimos a banda do primo pobre do Bruce Dickinson – no meu caso via Lado B; segundo porque este álbum traz, além do single já citado, algumas das canções mais memoráveis da onda shoegaze noventista. Ao menos pra mim.

A começar pela clássica “I want to touch you”, passando por “Shallow”, “Flower to hide” e “Tumbledown” até o encerramento com “ba ba ba ba Balloon” (risos), Ferment não tem uma única faixa dispensável. E mesmo não sendo ponto de referência como alguns contemporâneos mais famosos, segue firme em minha cabeceira como um dos grandes discos da geração que olhava pros sapatos.

Essencial!

 

 

Faixas:

Texture
I Want To Touch You
Black Metallic
Indigo Is Blue
She’s My Friend
Shallow
Ferment
Flower To Hide
Tumble Down
Bill and Ben
Salt
Balloon

Um comentário sobre “Catherine Wheel – Ferment (1992)

  1. Assino embaixo ao texto. Tenho o “álbum azul” da banda. Sempre que ouço me remete à época maravilhosa em que música ainda era ouvida com atenção. Devem ser mesmo os hormônios (rsrs). As sensações são agradáveis, mesmo não sendo igual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s