Psychic TV – Allegory And Self (1988)

 

Sabe-se lá porque, em 1988 Genesis P-Orridge decidiu que era a hora do combo multimídia/experimental/qualquer-porra Psychic TV adentrar o universo da música pop. A banda, formada por ele em 1981 após a dissolução do Throbbing Gristle, nunca antes havia caminhado tão próxima a qualquer coisa como “Godstar”, faixa que abre Allegory and self, um dos álbuns lançados por eles em 1988.

Bem, tentar entender a cabeça de P-Orridge é uma missão ingrata, afinal além da tal proximidade com o pop este disco é também uma homenagem tardia a Brian Jones e, em seu miolo, apresenta os genes que pouco mais tarde no mesmo ano dariam origem a Jack the tab/Acid tekno beat, início da fixação de Genesis com o a dance music e o sampladelimo e, segundo o Guardian, o primeiro álbum de acid house da história.

Não que Allegory and self seja um trabalho pras massas e o que elas ouviam há 30 anos; se sua abertura é facilmente digerível e perto do fim ouvimos a quase-R.E.M. “Baby’s gone away”, temos também “Southern Comfort” e “Starlit mire” pra nos lembrar de quem estamos falando e o que estamos escutando.

Enfim, são 30 anos deste que é um marco na carreira do Psychic TV, por tudo que foi dito acima. E se muitos aficionados torcem o nariz para Allegory and self, com certeza ele é uma porta de entrada mais iluminada pra quem ainda desconhece o trabalho desses malucos.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s