Depeche Mode – Music For The Masses (1987)

 

Não que interesse a alguém, mas Music for the masses foi onde conheci o Depeche Mode, em algum ponto do início da adolescência, pouco após seu lançamento. Ele me veio ao mesmo tempo em que outros discos ‘de música eletrônica’ – Substance, Electric cafe e alguns outros – e assim como seus pares modificou para sempre meu DNA.

Costumava carregar meus vinis pra cima e pra baixo, independente de onde fosse. Festinhas de amigos ou churrascos de família, sempre dava um jeito de ouví-los, e não era diferente com Music for the masses. E como também aconteceu a tantos outros álbuns dessa época de descobertas, ele ficou por anos relegado ao esquecimento enquanto eu absorvia sem parar mais e mais música, como um junkie em um laboratório particular recheado de drogas.

Obviamente em vários momentos algumas de suas canções surgiram em buracos escuros e esfumaçados, perdidas entre a programação mequetrefe de ‘rádios de rock’ ou no modo random de alguma playlist sugerida pelos algoritmos da rede. Mas passou tempo até que ele me atingisse novamente como atingiu há tantos anos. Muito tempo.

Foi no final do ano passado, por acaso, que me reencontrei com Music for the masses. Não era um período fácil, longe disso; encaixotar discos nunca é um ponto tranquilo, quem já viveu vai entender, mas mudanças sempre trazem novos ventos e redescobertas inacreditáveis. Entre elas os versos violentamente doloridos de “The things you said” (‘I’ve never felt so disappointed, never felt so disappointed…’), e aí a magia se fez novamente.

Como dito logo acima os novos ventos e as redescobertas inacreditáveis vieram com força e puseram tudo de cabeça pra baixo. Ou, na verdade, colocaram tudo novamente nos eixos. E esse movimento trouxe de volta este disco – que exatamente hoje completa 30 anos – para o lugar de onde ele nunca deveria ter saído. ❤

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s