Documentário: Gimme Shelter (1970)

 

Gimme shelter é um dos grandes retratos do fim da era hippie e um atestado de como funciona uma sociedade violenta, preconceituosa e estúpida. O filme de 1970, dirigido pelos irmãos Albert e David Maysles mais Charlotte Zwerin, mostra o final da turnê dos Stones pela terra do tio Sam, especificamente o show realizado no festival Altamont Speedway Free Festival, na cidade de Altamont, em Illinois.

Anunciado como o ‘Woodstock do Oeste”, o festival acabou se tornando o pesadelo dos bicho grilos norte-americanos. Paz e amor foram soterrados por violência e uma morte, causada pelos Hell’s Angels (contratados para fazer a segurança do evento com a garantia de que, se conseguissem manter as 300 mil pessoas longe do palco, poderiam beber toda a cerveja que conseguissem).

Nem as apresentações de Jefferson Airplane, Santana – entre outros – ou dos próprios Stones deixaram marcas na história. O que vem à cabeça quando se pensa em Altamont são tacos de bilhar, correntes e o espancamento até a morte de Meredith Hunter, então com 18 anos.

Pra quem nuca viu ou quer ver novamente, eis aí Gimme shelter, em versões legendada e original.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s