Canções Da Vida: The First Part (Superchunk / 1994)

“The first part” é a segunda faixa de Foolish, quarto disco do Superchunk lançado em abril de 1994 pela mesma Merge que eles fundaram em 1989. Isso, claro, é discorrer sobre o óbvio; qualquer fã da banda de Chapell Hill sabe disso, ou basta uma simples pesquisa para descobrir a história oficial da canção.

Mas a história não-oficial, aliás as histórias não-oficiais, essas nenhuma pesquisa pode mostrar. “The first part” foi o momento em que conheci o Superchunk, em alguma noite adolescente na companhia do reverendo Fabio Massari e seu Lado B, há tantos anos que me parece já ter se passado uma vida. E na verdade se passou.

Porque quando ouvi essa canção pela primeira vez foi através de seu vídeo, e eu me via totalmente ali, pulando (de pijama) e sentindo cada acorde atravessando meu corpo; era uma sensação tão foda de empatia com tudo aquilo, era energia pura pulsando, era juventude que gritava e explodia, era o amor pela música tomando conta de cada pedaço do meu DNA, dali para sempre.

E aí o tempo, claro, foi passando. Aquele que destrói a tudo e a todos, ano após ano, fez brotar e morrer muita coisa ao meu redor, me trouxe incontáveis experiências, me deu e tirou amores e dores, me enlouqueceu, me fez sentir o sabor das lágrimas de vitórias e derrotas, de glórias e infernos, enfim, agiu inexorável, implacável, onipotente. Mas aquela semente plantada em algum ponto da minha adolescência germinou, cresceu e se tornou algo inabalável, que nem a fé dos crentes ou a luz do sol.

Por isso hoje enquanto caminhava pela cidade cinza, fria e chuvosa me deu vontade de ouvir “The first part”, e como tantas outras vezes em tantas situações diferentes ela fez sua mágica, despertando novamente em mim aquela força que se torna combustível para a vida, aquele amor inexplicável que nos leva para além do comum, que nos faz cantar e dançar como pagãos num ritual, que faz de nós o que somos: seres movidos à música. Hoje e sempre!

Anúncios

2 comentários sobre “Canções Da Vida: The First Part (Superchunk / 1994)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s