Weezer – Songs From The Black Hole

 

Eu gosto muito do Weezer. Ou melhor, eu gosto muito do que o Weezer foi nos seus dois primeiros discos, Blue album (94) e Pinkerton (96). Depois disso posso contar nos dedos de uma mão quantas músicas eu realmente gosto e nos dedos das duas mãos quantas músicas ouço sem ficar de saco cheio.

Já postei aqui no blogue as demos que ficaram conhecidas como Kitchens tapes e num resumo grosseiro deram origem ao disco azul. Hoje a bola da vez é a versão demo do segundo álbum do Weezer, ou quase isso. Eis então Songs from the black hole.

 

 

O ‘quase isso’ da frase acima é explicado agora: as tais canções do buraco negro não são exatamente as demos de Pinkerton. Songs from the black hole, que nunca foi lançado, era uma viagem de Rivers Cuomo, uma ópera-rock de ficção científica sobre seus sentimentos conturbados em relação ao rock e a fama.

Grande parte das canções aqui presentes foi gravada na casa dos pais de Cuomo na longa ressaca do sucesso do disco azul. Faixas que se tornaram emblemáticas na carreira do Weezer, como “Why bother?”, “Tired of sex” e “Getchoo” aparecem em versões cruas neste projeto de álbum, que foi abortado enquanto seu autor se recuperava de uma cirurgia na perna. Ao que parece, ele ficou meses doidão de analgésicos (lembrando que nos EUA as bolinhas para dor não são como os Doril que a gente toma por aqui), os efeitos psicotrópicos mudaram sua forma de compor e ele achou que muito do material se tornou leve demais para ‘seu momento emocional’, que pedia algo mais sério e sombrio.

Enfim, este é um resumo da história completa, que você pode procurar usando o bom e velho Google. O importante aqui é ouvir Songs from the black hole, que mesmo sendo um disco de demos, é infinitamente melhor que tudo que o Weezer vem produzindo nos últimos quase 20 anos.

Saudades de 1994. Ou de 1996…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s