Yo La Tengo – I Can Hear Our Heart Beating As One (1997)

Pensei em começar este texto mandando à merda todos aqueles que acusam o Yo La Tengo de ser uma mera cópia do Velvet Underground, mas aí teria que listar um sem número de outras bandas influenciadas por Lou Reed e cia. que muitos dos detratores do trio de New Jersey louvam, e neste momento tenho muita preguiça. Preguiça de fazer essa lista e preguiça de quem não gosta de Yo La Tengo.

Em 1997, quando lançaram I can hear our heart beating as one, Georgia, Ira e James já vinham explorando diferentes caminhos musicais e experimentando uma série de possibilidades em suas criações, casando barulho, sonhos, minimalismo, country, pop e etc, mas foi aqui, justamente aqui que eles levaram sua música além.

Me lembro bem de quando comprei este disco em uma lojinha na Rua Augusta à preço de banana, junto a uma outra leva de álbuns da Matador que saíram no Brasil. Dele só conhecia duas músicas, a versão shoegaze do trio para “Little honda”, dos Beach Boys, e “Sugarcube” (esta graças ao divertido vídeo que rolava na MTV); imaginava então um álbum nessa linha, guitarrento e distorcido. Mas a história se mostrou um tanto diferente…

Não vou entrar num faixa-a-faixa, afinal de resenha este texto não tem nada, ou quase nada. Basta dizer, pra quem desconhece o disco, que I can hear our heart beating as one tem “Moby octopad”, “Autumn sweater”, “Green arrow”, “Center of gravity” e “Spec bebop”, e que essas músicas – pra citar só algumas – significam eletronices, bossa nova, krautrock, psicodelia e outras viagens incorporadas ao ‘indie rock básico’ da banda.

Enfim, tudo isso não significa absolutamente nada no fim das contas. Este álbum é, para mim, a própria musicalização do amor, e como dizem, só o amor é importante.

Ouça alto!

Faixas:

Return to Hot Chicken
Moby Octopad
Sugarcube
Damage
Deeper into Movies
Shadows
Stockholm Syndrome
Autumn Sweater
Little Honda
Green Arrow
One PM Again
The Lie and How We Told It
Center of Gravity
Spec Bebop
We’re an American Band
My Little Corner of the World

Anúncios

3 comentários sobre “Yo La Tengo – I Can Hear Our Heart Beating As One (1997)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s