VA – Cold Waves + Minimal Electronics, Vol. 1 (2010)

Em 2010 o selo londrino Angular Recordings pôs no mercado uma coletânea essencial chamada Cold waves + minimal electronics que em 17 faixas divididas em dois vinis leva o ouvinte a um mergulho na crua e fria música eletrônica do começo dos anos 80.

A compilação foi feita pelo DJ Pieter Schoolwerth, fundador da Wierd Records, gravadora com base no Brooklyn, ao lado de Joe Daniel, dono da já citada – e hoje infelizmente inoperante – Angular.

Esqueça o colorido da contemporânea new wave ou os excessos do synth pop, o lance aqui é cavernoso e, como já anuncia o título, gelado e minimalista. Drum machines, sequenciadores e sintetizadores, hoje praticamente sinônimos de música ‘festiva’, aqui dão continuidade aos caminhos distópicos do pós-punk, servindo como novas ferramentas musicais para expor o lado sombrio da alma humana.

Alguns nomes presentes na compilação são verdadeiros clássicos dos porões, como Opera Multisteel, Ruth e os preferidos da casa Neon Judgment, e de uma forma geral pode-se afirmar que todos são herdeiros – direta ou indiretamente – de Kraftwerk e Suicide. Além disso, há também em Cold waves + minimal electronics muito do que viria a se tornar a música eletrônica para pistas feita nas décadas seguintes, como techno, electro e breakbeat.

Ouça alto!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s