Raul Seixas – Novo Aeon (1975)

Conheço na mesma proporção gente que ama e odeia Raul Seixas. Dos que amam, muitos são xiitas, chatos, insuportáveis; aquele tipo que criou o culto e tornou o baiano algo que ele sempre refutou: um deus. Entre os que odeiam, muitos o fazem justamente por causa dos idólatras.

Há também os equilibrados, claro. Que reconhecem a genialidade de Raulzito como também a de Miles Davis, Thurston Moore, Kraftwerk ou Cartola. Música não é religião, e artistas não são deuses. Ponto.

Creio estar nesse time do caminho do meio. Não foram poucas as minhas experiências com Raul, e muitas delas permanecem tão vivas em minha memória quanto as primeiras audições de Sonic Youth ou a primeira rave. Música é sentimento.

Entre toda sua discografia três são os álbuns que posso afirmar serem ‘de cabeceira’: Mata virgem, de 78; Há 10 mil anos atrás, de 76; e Novo aeon, lançado em 1975 pela Philips – da qual Raul foi executivo, a maior das piadas – e que você ouve por aqui agora como homenagem a seus 40 anos.

Enquanto Gita, de 74, vendeu algo em torno de 800 mil cópias, Novo aeon não passou muito das 40 mil. Fracasso comercial, não emplacou hits quando saiu, mesmo com a breguíssima “Tu és o MDC da minha vida” e a balada “Tente outra vez” entre suas 13 faixas (essa última se tornou sucesso muito tempo depois).

Mas nem Raul nem seus parceiros Paulo Coelho, Marcelo Motta e Gloria Vaquer (sua esposa à época e que divide com ele os vocais da linda “Sunseed”) devem ter se importado muito com essa desventura. O disco se tornou o preferido de muitos fãs, com letras contestadoras e irônicas, anárquicas, divertidas e surreais (“Peixuxa”, a primeira canção ‘infantil’ do compositor de “Carimbador maluco”, é uma ode à loucura feita para crianças).

Enfim, para detalhes técnicos sobre Novo aeon basta uma rápida pesquisa na rede. Mas para uma explosão dos sentidos – e alguns ciscos nos olhos – é preciso ter ouvido “Sunseed” no momento certo da vida…

Toca Raul!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s