The Charlatans – Modern Nature (2015)

Durante as gravações de Tellin’ stories, os Charlatans perderam um dos fundadores da banda, o tecladista Rob Collins, vítima de um acidente de carro (estava bêbado e sem cinto de segurança). Isso foi em 1996; o disco saiu em 97 e permaneceu até janeiro deste 2015 como seu último grande trabalho.

Por uma dessas bizarras coincidências que acontecem conosco, mortais que somos, em agosto de 2013 a banda de Manchester perdeu para o câncer seu baterista, Jon Brookes. Novamente, como em 96, faltavam poucos meses para que lançassem um álbum primoroso, o que não acontecia desde então. Tristezas à parte, com vocês o ótimo Modern nature.

A despeito do que poderia se esperar dos Charlatans, algo como um disco sombrio ou melancólico, o que se ouve nas 11 canções de seu novo trabalho é justamente o contrário. A impressão que se tem ao ouvir Modern nature é de que a banda quis homenagear Jon Brookes – e presentear seus fãs – com músicas iluminadas, impregnadas pelo groove da soul music, pela psicodelia pop e pelos anos de ouro do madchester.

Bastante percussão, anos 60, muitos teclados, tranquilas batidas dançantes e um clima de leveza, quase de acolhimento, fazem de Modern nature um disco inspirador para momentos de alegria sincera, seja olhando o céu deitado na grama ou dançando sobre ela.

Altamente recomendado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s