The Bug – Angels & Devils (2014)

The Bug é um dos muitos codinomes do inglês Kevin Martin, que entre tantas outras personas já se assumiu como jazzista, eletrônico, experimental, regueiro, punk, já gravou um disco baseado (…) em um filme de Francis Ford Coppola, já cruzou as fronteiras do grime, do digital hardcore e do dubstep, enfim, é um sujeito que há muito tempo vem perturbando os padrões caretas da música.

Sob a tal alcunha The Bug, lançou em 96 seu primeiro trabalho, justamente a citada ‘homenagem’ à Copolla (Tapping the conversation), e em agosto do ano passado deu ao mundo seu quarto filho, segundo pela Ninja Tune e bola da vez por aqui. Com vocês, Angels & devils.

A pequena história contada nos parágrafos acima é apenas um resumo das atividades de Martin, já que a função deste texto não é encher linguiça e sim apresentá-los a ele. Uma pesquisa na rede pode lhes mostrar, por exemplo, que o produtor já trabalhou com figuras como Alec Empire (do Atari Teenage Riot) e com o genial Blixa Bargeld (sim, do Einstürzende Neubauten), então seguindo o ditado ‘diga-me com quem tu andas que te direi quem és’ pode-se afirmar que o cara é um maluco.

E Angels & devils é um disco completamente livre de amarras estéticas. Mesmo sendo ligado ao dub e seus tentáculos (regggae/dancehall/ragga, etc), Bug não se prende à fórmulas básicas nas 12 faixas de seu novo álbum; com uma porção de convidados (de Death Grips ao mendigo da Warp, Gonjasufi), ele dá uma sacudida nervosa no hip hop, distorce a brisa jamaicana, desacelera a tremedeira dubstep, acelera a ambient, enfim, experimenta para criar um trabalho sombrio, pesado e por vezes violento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s