Julian Casablancas And The Voidz – Tyranny (2014)

Os Strokes são parte responsável pelo que hoje anda por aí sendo chamado de indie rock. A banda riquinha de Nova Iorque cravou no ano 2000 um ótimo disco, foram considerados salvadores do rock e dali em diante um sem número de cópias pipocou mundo afora, inclusive no Brasil, e além da música o ‘estilo stroke’ se proliferou por todo canto. Enfim, uma grande merda.

Nos discos que se seguiram a banda não conseguiu repetir a qualidade de Is this it, mas seus fãs e imitadores continuaram se multiplicando como roedores, e – acho eu – tudo isso deve ter dado um nó os cérebros jovens e bem criados dos meninos sujinhos. Provavelmente essa minha teoria não tem o menor cabimento, mas é isso que penso toda vez que ouço Tyranny, o novo disco do vocalista dos Strokes, Julian Casablancas, acompanhado pela banda The Voidz.

O primeiro single do álbum, ou ao menos a primeira mostra dele na internet, já deixava claro que seu caminho não seria nada linear: “Human sadness” é qualquer coisa experimental com quase 11 minutos de duração, e procurar nela traços de “Last night” ou similares é como buscar dentes brancos e sadios na boca de um viciado. E esta é só uma das trips do cara nas 12 faixas de Tyranny.

Punk politizado, pós-punk sombrio, estética lo-fi, ritmos que parecem africanos, sintetizadores, Nintendo, ódio e um bocado de barulho também compõem o álbum, que como eu disse no último episódio do podcast ‘Éramos Todos Junkies’ me agrada mais que tudo que os Strokes lançaram após Is this it.

Se esta será a trilha para o próximo trabalho dos Strokes ou do próprio Casablancas eu não faço ideia. Mas também não me importo, afinal a banda já deu ao mundo – para o bem e para o mal – o que o mundo precisava, e à partir de Tyranny, Julian também.

Recomendado!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s