The Jesus And Mary Chain – Stoned And Dethroned (1994)

Ouvi Stoned and dethroned pela primeira vez muitos anos após seu lançamento, em algum momento entre o final dos anos 90 e o começo dos anos 2000, e – como todos os fãs do Jesus and Mary Chain, eu suponho – fiquei surpreso. Surpreso e apaixonado.

Conhecia “Sometimes always”, uma doce canção com a doce e inebriante voz da maravilhosa Hope Sandoval, mas não imaginava que em todas as 17 faixas do álbum, lançado em agosto de 94 pela Blanco y Negro, os irmãos Reid (acompanhados do baterista Monti e do baixista Ben Lurie) mantivessem a mesma toada.

Diferente de tudo que a banda havia feito até então, Stoned and dethroned flui quase acústico, com músicas curtas, tranquilas e, por que não, psicodélicas.

Se desde Psychocandy os escoceses acostumaram seus fãs ao barulho ensurdecedor, carregado de feedback e microfonia, aqui a história é completamente inversa, com guitarras limpas e um clima (quase) ensolarado. Com um sol gelado de outono, é verdade, mas ainda assim num céu azul.

A faixa preferida por aqui é a sombria “Hole”, mas Stoned and dethroned por inteiro é altamente recomendado. E surpreendente.

Anúncios

2 comentários sobre “The Jesus And Mary Chain – Stoned And Dethroned (1994)

  1. Sensacional postagem. Quando lançaram o discso comprei de imediato e , como era fã da banda e dos discos anteriores, fiquei surpreso e maravilhado com o novo.e com a mudança de som, Era o mesmo Jesus de sempre só que de uma maneira doce, harmoniosa e como vc disse acima “com guitarras limpas e um clima (quase) ensolarado”. Boas lembranças.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s