Warsaw (Joy Division) – Warsaw (1994)

joy_division_warsaw

Me lembro (mais ou menos) de quando ouvi falar pela primeira vez de Warsaw, o álbum. Era uma coisa meio mítica, e ninguém sabia ao certo qual era a história: se era um disco do Joy Division lançado enquanto eles ainda se chamavam Warsaw, se era um disco não lançado oficialmente, se era mesmo um disco do Joy Division, enfim, eu era moleque e meus amigos também, e tudo circulava em fitas cassetes gravadas por alguém, sem a menor informação.

Claro, quem é jovem hoje não passa por nada disso, basta abrir o google e se tem ‘n’ textos sobre qualquer assunto, sendo possível até – vejam que incrível – cruzar os dados para se chegar perto da verdade absoluta.

Enfim, em 2014 todos sabem que Warsaw, o tal álbum, deveria ter sido o debute da banda de mesmo nome, que ainda no mesmo ano – 1978 – se tornaria o Joy Division e lançaria An ideal for living, este sim seu debute.

Entre verdades, meias verdades e mentiras, o que importa é que Warsaw é cru, visceral, tão punk quanto qualquer álbum punk da mesma época e absurdamente longe do clima gótico de Closer. Aliás, mais distante de seu canto cisne só mesmo The Warsaw demo, primeiro registro de Curtis, Sumner, Hook e Morris.

Warsaw só viu a luz do dia oficialmente em 1994, mas antes disso já circulava por aí, em fitas cassete gravadas por alguém, sem a menor informação…

Anúncios

2 comentários sobre “Warsaw (Joy Division) – Warsaw (1994)

  1. Oi Fábio Bridges,

    Em meio as “verdades absolutas” que surgem por meio dos dados que encontramos na web, apenas por um detalhe, gostaria de comentar aqui que o baterista das sessions do Warsaw Demos foi Steve Brotherdale, um cara de temperamento irascível que foi despedido após essas sessões. Parabéns pelas suas postagens do Joy Division. 🙂

    FONTE:

    http://www.amazon.com/Pleasures-Inside-Joy-Division/dp/0062222562/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1397572952&sr=1-1&keywords=unknown+pleasures

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s