Mark Lanegan – Whiskey For The Holy Ghost (1994)

 

Segundo disco solo do grande Mark Lanegan, Whiskey for the holy ghost (que título, que título…) saiu em 94 pela mesma Sub Pop que colocou no mercado The winding sheet, seu debute lançado em 1990. Enquanto a estreia de Mark sem os Screaming Trees veio ao mundo pouco antes da explosão do grunge, seu sucessor nasceu já quase na ressaca do ‘som de Seattle’, pouco antes da morte de Kurt Cobain e numa época em que surgiam incontáveis bandas desgraçadamente ruins pegando carona no sucesso dos lenhadores do rock.

Enfim, o homem da voz de trovão – ou de muito álcool e nicotina – sempre caminhou à margem dessa massa uniforme, e ao oferecer uísque ao espírito santo ele só foi mais fundo no universo de dores de cotovelo e suas consequências (porres desgraçados, esperanças ao chão e outras coisas que quem já se fodeu por amor conhece bem) que já o perturbava em Winding sheet. Ao lado do produtor e amigo Mike Johnson deu uma refinada nos arranjos, deixando o blues – sua grande influência – com um sotaque autoral, com cara de Mark Lanegan por assim dizer. Foi o ponto onde ele se afirmou como artista solo, definitivamente longe da sombra dos Trees (piada sem graça…).

Mas mais importante que isso, com Whiskey for the holy ghost descobri Mr. Lanegan, entre garrafas vazias, cinzeiros cheios e todos os sofrimentos que um moleque de dezoito, dezenove anos (acha que) carrega em si. De lá pra cá são mais de duas décadas atropelando a vida e sendo atropelado por ela, acumulando cicatrizes e ainda, volta e meia, indo de “The river rise” a “Beggar’s blues” enquanto derrubo doses de alguma coisa forte pra tentar apagar os próprios erros e exorcizar meus demônios.

‘…Here comes the devil, prowl around
One whiskey for evey ghost
And I’m sorry for what I’ve done
Cause it’s me who knows what it cost…’

 

 

Faixas:

The River Rise
Borracho
House a Home
Kingdoms of Rain
Carnival
Riding the Nightingale
El Sol
Dead on You
Shooting Gallery
Sunrise
Pendulum
Judas Touch
Beggar’s Blues

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s