Washed Out – Paracosm (2013)

 

Em algum lugar ali no final da década passada, talvez no verão de 2009, surgiu uma ‘cena’ chamada chillwave, que como todas as ‘cenas’ (não gosto muito desse termo, mas enfim…) teve seus ‘fundadores’: Toro Y Moi, Neon Indian e Washed Out.

O primeiro surgiu como um sujeito low profile e mais experimental, mas em pouco tempo abandonou a postura tímida e a estética lo-fi comum ao gênero que ajudou a criar, mergulhando mais na dance music e suas possibilidades; o segundo não sei por onde anda, mas seguindo a máxima “diga-me com quem tu andas que te direi quem és” deve estar louco de ácido em alguma outra dimensão; e o terceiro…bem, o terceiro acaba de lançar pela Sub Pop seu segundo álbum, o brisadíssimo Paracosm.

 

 

Ernest Greene, o homem por trás do Washed Out, é dos três nomes citados acima (e claro, da enxurrada de outros nomes que surgiram – e desapareceram – em sua esteira) o que melhor traduz em música a ideia de chillwave (onda preguiçosa, numa tradução tosca e literal).

Ouvir os 41 minutos de Paracosm é como abraçar Morfeu, é pisar no freio da acelerada realidade em que vivemos, com trânsito, trabalho e tudo que nos faz passar a maior parte do tempo com pressa de chegar em algum lugar.

 

 

“Don’t give up” e “Great escape” são seus momentos mais animados, trazendo à tona um dos pilares da chillwave (batidas dançantes à anos 80), mas nada no álbum é frenético. A pegada aqui é de relaxamento, passarinhos cantando, sol, mar, psicodelia, bicho-grilagem (movida a sintetizadores), sonhos coloridos, good vibrations…

Pra terminar, um aviso: se você é do tipo acelerado, anfetaminado, passe longe de Paracosm; não vai te fazer bem (pense em Elis, que misturou pó e calmantes). Caso contrário, ouça-o alto no link abaixo e desligue-se.

Recomendado!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s