Suede – Bloodsports (2013)

Bloodsports é a volta do Suede às prateleiras (isso ainda existe?), 11 anos após A new morning e 3 após o retorno da banda à ativa, em 2010.

Nesse meio tempo, o vocalista Brett Anderson se aventurou em uma carreira solo que resultou em 3 discos e lançou ao lado do guitarrista Bernard Butler – sob o nome The Tears – o álbum Here come the tears, mas nada disso deu muito certo. Natural então que mais cedo ou mais tarde nascesse da reunião do grupo um novo trabalho.

E qual é a de Bloodsports? Um disco caça-níqueis ou uma sincera declaração de amor à música e às até então viúvas do Suede? Posso estar enganado, e aí espero uma correção, mas creio que seja um meio termo, porque desde que o mundo é mundo bandas voltam ao trabalho por essas duas razões.

O álbum é nitidamente feito para os fãs e portanto vai vender bem e lotar shows. Nenhuma agulha (incluindo aí o produtor Ed Buller) foi trocada na confecção de Bloodsports em relação ao que se ouve nos primeiros e ótimos discos dos britpoppers, pelo menos em sua primeira metade.

Porque o ‘Lado A’ do disco é rasgado, dramático, mais acelerado e cortado pela guitarra de Butler, ora pegando pesado nos riffs, ora se derretendo em camadas onde o aluno de Johnny Marr mostra que aprendeu muito bem com o mestre a trabalhar timbres e efeitos.

O ‘Lado B’, por sua vez, é todo de baladas sofridas, melancólicas. Inegavelmente são boas canções, mas após ouvir “Snowblind” fica um bocado entediante terminar o álbum. É como sair de uma trepada fantástica direto pra uma dor de cotovelo.

Nos dois lados, porém, Brett Anderson sabe conduzir o clima como grande frontman que é. O ex-bicudo andrógino alterna sensualidade e sofrimento, teatro e novela, e – guardadas as devidas proporções – Bowie e Morrissey.

Segundo o vocalista, foi o trabalho mais difícil e satisfatório na carreira do Suede. Enfim, Bloodsports está disponível para audição em diversos sites; ouça e tire suas conclusões.

Abaixo uma apresentação recente da banda na BBC.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s