Beth Orton – Sugaring Season (2012)

b0898f86

 

Após um hiato de seis anos – período no qual quase desistiu da música – Beth Orton está de volta com um novo trabalho, o introspectivo e delicado Sugaring season.

Lançado pela Anti- em outubro, o álbum foi gravado em Portland sob a tutela do produtor Tucker Martine (R.E.M e Wild Flag, entre muitos outros) e traz uma banda respeitável acompanhando a doce voz da cantora inglesa (o baterista Brian Blade, que já tocou com Bob Dylan e Wayne Shorter; e o guitarrista Marc Ribot, que tocou em Rain dogs, do grande Tom Waits, pra citar só dois músicos).

Com um time assim é difícil não se render aos encantos de Sugaring season. Arranjos preciosos e sofisticados que variam do folk à proximidade ao jazz – com muitas baladas e espaço inclusive para uma valsa – vão se desenrolando pelas 10 faixas do disco em seus enxutos 37 minutos.

 

 

Esses mesmos arranjos aliados aos vocais de Orton conferem um ar melancólico e outonal a Sugaring season, a despeito da mensagem clara que a cantora passa em suas letras – de que os percalços da vida estão aí para serem superados. É um álbum de esperança, de amor e renovação (as canções têm nomes como “Something more beaultiful”, “Last leaves of autumn”, “See through blue” e “State of grace”).

E pra quem só conhece a Beth Orton dos flertes explícitos com a eletrônica do início de sua carreira, Sugaring season não traz a menor menção à beats, samples ou afins, por mais discretos que possam ser. Como dito acima, aqui o passeio é por um caminho mais sutil, ladeado por cellos, pianos e violas; uma paisagem orgânica e contemplativa, com a alma à frente do corpo.

Segundo a própria compositora, ‘grande parte das músicas do álbum foram compostas no fim da noite, enquanto as aranhas tecem suas teias, com uma criança dormindo no quarto ao lado…como resultado, minhas palavras tornaram-se novamente um segredo: ilícito e meu’.

Sem dúvidas, um belo retorno de Beth Orton ao mundo da música. Mas isso não é mais segredo.

Altamente recomendado!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s