Japandroids – Celebration Rock (2012)

O duo canadense Japandroids faz o tipo de música que só pode ser definida como visceral. Brian King (guitarra) e David Prowse (bateria) passam longe tanto de firulas técnicas quanto de palavras como fofura ou docilidade. O lance dos caras é por fogo nos riffs, acelerar e ver o caos.

Post-nothing, seu primeiro disco cheio (de 2009), já deixava isso claro; e Celebration rock, o novo álbum da dupla, reafirma por A + B que eles não estão dispostos a mudar sua fórmula.

Com lançamento previsto para 5 de junho via Polyvinyl, o disco tem apenas 8 faixas divididas em 35 minutos. E entre “The nights of wine and roses”, a primeira, e “Continuous thunder”, a última – e mais ‘tranquila’ – nenhuma pausa para respiro.

Os fogos de artifício que abrem o pacote atestam que esta é uma celebração ao rock. O rock de 4 acordes, baseado na estética do faça você mesmo: garage rock, punk rock, hardcore, da mesma linhagem dos também preferidos da casa No Age e Japanther, mas sem as experimentações, colagens ou inspirações artísticas.

“Jack the ripper”, cover de Nick Cave que ficou de fora do álbum

Celebration rock foi feito na terra natal do Japandoids, Vancouver, com uma ‘mãozinha’ do mesmo Jesse Gander que produziu seu antecessor. Mas produção acurada não tem vez aqui; o disco parece ter sido feito num take só, ao vivo.

E entre a guitarra alta e distorcida (que por vezes lembra os timbres do Social Distortion) e as pancadas na bateria, sobra espaço para a parte mais harmônica do álbum, os vocais. Igualmente incendiários, mas cheios de ôôôôôs, mostram as influências melódicas da dupla.

Pra encurtar a história, Celebration rock é o que se pode chamar de uma continuação de Post-nothing. Ou seja, se você já gostava do Japandroids, pode ir sem medo; se não, melhor passar longe.

Recomendado!

2 comentários sobre “Japandroids – Celebration Rock (2012)

  1. Nunca dei muita atenção ao trabalho do Japandroids, apesar das críticas favoráveis, mas desta vez dei o braço a torcer e, com algumas audições, acabei adorando esse Celebration Rock. É barulho do bom!

    Parabens pelo post e pelo blog. o/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s