Curumin – Arrocha (2012)

O paulistano Luciano Nakata, mais conhecido como Curumin, é um nome constante na renovada cena da música brasileira. De uns 10 anos pra cá – mais ou menos – o cara, baterista de origem, toca com meio mundo, e com dois discos na bagagem (Achados e perdidos, de 2005; e Japan pop show, de 2008) chega agora a seu terceiro trabalho autoral e independente, com o curioso nome de Arrocha.

O álbum foi todo gravado e produzido em casa, talvez por isso tenha um ar tão descontraído e leve. Musicalmente não segue um fio condutor, apontando em diferentes direções (bem como seus predecessores, é bom dizer), e conta com as participações de CéU, Guizado e do MC Russo Passapusso (Baiana System, Bemba Trio).

O grande barato do Curumin é que ele não segue tendências, e em Arrocha isso é novamente notável. Mais calcado nas programações eletrônicas mas ainda cheio de groove e suingue em suas 13 canções, o disco não soa como nada feito por aqui. Sem afrobeats da moda, sem antropologias musicais baratas, sem banquinho, violão e ‘poesia’.

O que rola no álbum é um grande crossover entre emulações dos anos 70 (“Paris Vila Matilde”, “Pra nunca mais”), soul music (tudo, graças aos vocais de Curumin), pop (“Passarinho”), reggae/dancehall (“Vestido de prata”/”Doce”), hip hop (em vários beats) e um bocado de graves pesados espalhados (“Treme terra” e “Sapo cururu”, em especial).

E assim, sem amarras e com total liberdade para criar, Curumin nos brinda com outro ótimo trabalho. E mostrando que tem a cabeça no século em que vive, o homem – que voltou recentemente de uma turnê pela Inglaterra – disponibilizou Arrocha para download gratuito.

Recomendo!

2 comentários sobre “Curumin – Arrocha (2012)

  1. Pingback: OS MELHORES DO ANO – 2012: DISCOS NACIONAIS : FLOGA-SE

  2. Pingback: Especial – Os Melhores Álbuns Nacionais de 2012 « PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s