Air – Le Voyage Dans La Lune (2012)

Le voyage dans la lune (ou A trip to the moon, em inglês) é o nome de um dos maiores clássicos da história do cinema, dirigido por Georges Méliès e lançado em 1902.

O filme – baseado nas obras de Julio Verne e H.G Wells, mudo, rodado em preto e branco e com apenas 14 minutos de duração – é pioneiro no uso de efeitos especiais e o primeiro a trazer á tona a ficção científica (em especial os extra terrestres).

Dadas as devidas explicações sobre a película, vamos à música: o duo francês Air foi convidado pela Fondation Groupama Gan e pela Fondation Technicolor para criar uma trilha sonora moderna para a versão restaurada do filme, apresentada na edição de 2011 do Festival de Sundance.

Le voyage dans la lune, o álbum, sai oficialmente em 06 de fevereiro pela Virgin, e traz Nicolas Godin e Jean-Benoit Dunckel explorando ao máximo sua capacidade na hora de compor e traduzir musicalmente viagens imagéticas.

Afora as ótimas participações de Victoria Legrand (Beach House) e Au Revoir Simone nos vocais, o grande trunfo do disco está na esmerada produção da dupla francesa. Suas 11 faixas são construídas de forma orgânica – com bateria, pianos, etc -, mas vem carregadas de elementos que as tiram do chão em direção ao espaço.

O álbum na íntegra

Essa verve psicodélica diferencia bastante Le Voyage… da sombria trilha sonora de Virgens Suicidas, também assinada pelo Air; e no geral reaproxima o duo de seus primeiros trabalhos (em especial do essencial Moon safari), menos blasé e mais viajantes.

Se esse é o Air que você gosta e queria ouvir novamente, pode ir sem medo. A viagem à lua é garantida.

Recomendado!

Le Voyage Dans La Lune, o filme

2 comentários sobre “Air – Le Voyage Dans La Lune (2012)

  1. Mas essa versão restaurada do filme deve ter dobrado de tamanho para caber nos mais de 30min de trilha do Air. Bem interessante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s