
Le voyage dans la lune (ou A trip to the moon, em inglês) é o nome de um dos maiores clássicos da história do cinema, dirigido por Georges Méliès e lançado em 1902.
O filme – baseado nas obras de Julio Verne e H.G Wells, mudo, rodado em preto e branco e com apenas 14 minutos de duração – é pioneiro no uso de efeitos especiais e o primeiro a trazer á tona a ficção científica (em especial os extra terrestres).
Dadas as devidas explicações sobre a película, vamos à música: o duo francês Air foi convidado pela Fondation Groupama Gan e pela Fondation Technicolor para criar uma trilha sonora moderna para a versão restaurada do filme, apresentada na edição de 2011 do Festival de Sundance.
Le voyage dans la lune, o álbum, sai oficialmente em 06 de fevereiro pela Virgin, e traz Nicolas Godin e Jean-Benoit Dunckel explorando ao máximo sua capacidade na hora de compor e traduzir musicalmente viagens imagéticas.
Afora as ótimas participações de Victoria Legrand (Beach House) e Au Revoir Simone nos vocais, o grande trunfo do disco está na esmerada produção da dupla francesa. Suas 11 faixas são construídas de forma orgânica – com bateria, pianos, etc -, mas vem carregadas de elementos que as tiram do chão em direção ao espaço.
O álbum na íntegra
Essa verve psicodélica diferencia bastante Le Voyage… da sombria trilha sonora de Virgens Suicidas, também assinada pelo Air; e no geral reaproxima o duo de seus primeiros trabalhos (em especial do essencial Moon safari), menos blasé e mais viajantes.
Se esse é o Air que você gosta e queria ouvir novamente, pode ir sem medo. A viagem à lua é garantida.
Recomendado!
Le Voyage Dans La Lune, o filme
