Júpiter Maçã – A Sétima Efervescência (1996)

 

Flávio Basso é uma das figuras-chave do rock gaúcho, que desde os anos 80 circula pela cena porto alegrense, primeiro em bandas (TNT e Cascavelletes) e depois em carreira solo sob a alcunha Júpiter Maçã. Ou Apple. Tanto faz.

A sétima efervescência é o primeiro disco solo do cara, e ao lado dos álbuns dos Mutantes na era Rita Lee é a coisa mais derretida e lisérgica já produzida no Brasil.

 

 

Produzido por Egisto dal Santo e pelo próprio Júpiter, o disco (que saiu pela Antídoto) pode ser chamado de o equivalente tupiniquim ao debute do Pink Floyd (The piper at the gates of dawn), pelas altas doses de experimentação e pela falta de amarras, limites e regras; mas se o Floyd tinha um Syd Barrett que vivia em outras órbitas, não tinha o humor e/ou a excentricidade de Júpiter. E ele é bem excêntrico.

 

 

A sétima efervescência fez relativo sucesso (encoberto por Da lama ao caos), em especial com “Um lugar do caralho” – que até hoje muita gente acredita ser de Raul Seixas – e “Miss lexotan 6mg”, gerando expectativas sobre um futuro promissor para o gaúcho psicodélico, mas excêntrico que é, Júpiter Maçã se tornou Jupiter Apple e se embrenhou por outras paisagens, passando a cantar em inglês algo próximo a uma bossa-nova-experimental-vanguardista, que resultou em 99 no chapadíssimo disco Plastic soda. Mas aí é outra história, que será contada um outro dia, em outra circunstância ou situação.

 

Com o amigo Thunderbird no baixo

 

Negócio é que A sétima efervescência – que já foi até eleito o melhor álbum de rock gaúcho – é um disco obrigatório. Se você tem, ouça de novo, se não tem (ou nunca ouviu) ouça abaixo.

Derretamos juntos!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s