Júpiter Maçã – A Sétima Efervescência (1997)

 

Flávio Basso é uma das figuras-chave do rock gaúcho, que desde os anos 80 circula pela cena porto alegrense, primeiro em bandas (TNT e Cascavelletes) e depois em carreira solo sob a alcunha Júpiter Maçã. Ou Apple. Tanto faz.

A sétima efervescência é o primeiro disco solo do cara, e ao lado dos álbuns dos Mutantes na era Rita Lee é a coisa mais derretida e lisérgica já produzida no Brasil.

Produzido por Egisto dal Santo e pelo próprio Júpiter, o disco (que saiu pela Antídoto) pode ser chamado de o equivalente tupiniquim ao debute do Pink Floyd (The piper at the gates of dawn), pelas altas doses de experimentação e pela falta de amarras, limites e regras; mas se o Floyd tinha um Syd Barrett que vivia em outras órbitas, não tinha o humor e/ou a excentricidade de Júpiter. E ele é bem excêntrico.

 

 

A sétima efervescência fez relativo sucesso (encoberto por Da lama ao caos), em especial com “Um lugar do caralho” – que até hoje muita gente acredita ser de Raul Seixas – e “Miss lexotan 6mg”, gerando expectativas sobre um futuro promissor para o gaúcho psicodélico, mas excêntrico que é, Júpiter Maçã se tornou Jupiter Apple e se embrenhou por outras paisagens, passando a cantar em inglês algo próximo a uma bossa-nova-experimental-vanguardista, que resultou em 99 no chapadíssimo disco Plastic soda. Mas aí é outra história, que será contada um outro dia, em outra circunstância ou situação.

Negócio é que A sétima efervescência – que já foi até eleito o melhor álbum de rock gaúcho – é um disco obrigatório. Se você tem, ouça de novo, se não tem (ou nunca ouviu) ouça abaixo.

Derretamos juntos!

 

Um comentário sobre “Júpiter Maçã – A Sétima Efervescência (1997)

  1. Pingback: Jupiter Apple – Plastic Soda (1999) | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s